Carta Navitas 2T22 | TOTVS – Ecossistema para o futuro

Share on linkedin

No segundo trimestre de 2022, o Neo Navitas apresentou uma performance negativa de 24,11%, enquanto o Ibovespa teve queda de 17,88%. No acumulado do ano, o Navitas apresentou queda de 13,68% e o Ibovespa, de 5,99% no mesmo período. A única contribuição positiva no trimestre foi a Eletrobrás, enquanto que Hapvida e Petz foram as ações com maior impacto negativo sobre a performance do fundo no período.

O segundo trimestre foi marcado por uma alta da inflação global com os Bancos Centrais tentando contê-la a partir da aceleração no ritmo de aumento das taxas de juros, aumentando a preocupação com a atividade econômica global devido ao aperto monetário. No mercado doméstico, o Copom elevou a taxa Selic em 100 bps e 75 bps atingindo 13,25%, um aumento de menor intensidade em relação às últimas decisões indicando que o ciclo de aumento de juros está próximo do fim, apesar da inflação continuar elevada. Além disso, com o objetivo de reduzir a pressão inflacionária, o governo reduziu a alíquota de impostos de diversos produtos, como gasolina, diesel e energia elétrica.

Neste trimestre, adicionamos a Eletrobras à nossa carteira enquanto que encerramos nosso investimento em Dexco, finalizando o trimestre com 13 empresas investidas.

Leia aqui, na íntegra, nossa Carta Trimestral.